Salvador, para se divertir.

13 outubro, 2008


Recebi por e-mail uma colaboração que mais parecia um post do Recomendo com Cerveja de tão grande, por isso resolvi reduzir ao ponto de que, se alguém quiser saber mais detalhes, só nos comentários ou via e-mail.

Salvador, para se divertir:

Divisão Física: Salvador se divide entre Cidade Baixa e Cidade Alta.

Divisão Química: Salvador é composta por átomos de Hidrogênio, Axé e Dendê.

Clima, Vegetação e Hidrografia: Em Salvador, só faz calor. Há apenas duas estações: o verão e a de trem. A vegetação da cidade consiste em coqueiros. O principal rio chama-se Cocô Beach, e fica no bairro Costa Azul.

Cultura: Não se pode esquecer que Salvador sedia a maior manifestação cultural popular do mundo: o carnaval. É nessa época que o soteropolitano gasta a energia do ano todo, correndo atrás do trio, correndo atrás de mulher ou correndo da polícia. O carnaval é tão importante para o baiano que, para não ter que esperar um ano inteiro, já se inventou uma série de festas como Festival de Verão, BonfimLight, Babado Elétrico, Trivela, Ensaio Geral, Piu-Piu, 02 de julho, Lavagem de Ondina, Lavagem do 5.000 Becos e muitas outras lavagens.

Língua: Em Salvador é falado o Baianês, que conta com seu próprio alfabeto: A Bê Cê Dê É Fê Guê H I Jê Lê Mê Nê O Pê Quê Rê Si T U V X Z. Ao contrário do que muitos pensam, o Baianês não é falado lentamente, mas sim cantado. Não existe também o gerúndio: o ‘d’ é excluído no ‘ndo’, o que resulta em ‘falano’, ‘correno’, ao invés de falando e correndo. A letra G (fala-se Guê), também não é usada na maioria das frases, quanto tem som de J (Jê), dando lugar ao R (Rê). Simplificando: A gente – fala-se ‘Arrente. ‘Mas, em alguns casos, também a letra S pode ter o som de R (Rê), de forma que a frase ‘As camisas das mulheres’ vira ‘Ar camisa dar mulé.’

Transportes: Os soteropolitanos contam com um sistema de transporte público extremamente pontual que nunca se atrasa para o dia seguinte. O metrô, por exemplo, até agora nunca teve nenhum caso de atraso, a não ser os 10 anos de obra, ainda não concluídos. Salvador também tem o único metrô que passa por cima da cidade ao invés de por baixo (alguns dizem que a Disney está querendo comprá-lo, pois é a maior montanha russa do mundo.), além dos seus 10kms de percurso.

Moda: Salvador é a única cidade em que o Reveillon está sempre na moda. Todo mundo veste branco o ano inteiro, a não ser no carnaval, quando a única vestimenta usada é o abadá. Lojas de moda não lucram em Salvador, pois os ingressos das festas já vêm com a camisa.

Economia:
Só se sabe que o baiano nunca tem dinheiro para nada. Mas sempre sobra pra bebida, Carnaval e São João.

3 Respostas to “Salvador, para se divertir.”

  1. Jovas said

    Não consigo escrever textos curtos. =(

    =D

    Perdido: Pois é.. ja te falei que dá preguiça de ler teu blog… Abs velho!

  2. Juremeiro Preto said

    Ahhhahah, muito bom!
    Dá vontade de mudar pra essa cidade!

    Perdido: uai, ta esperando o que rapaz?

  3. Bira said

    Digaê, disgraça, colé di mermu?

    Agora tô pronto pra ir a Salvador!

    Perdido: Ó paí ó! O Mizera ja tar falanu ingual o povu daqi!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: