Palavrinhas e palavrões

20 agosto, 2008


Com certeza o palavrão mais usado na bahia é o porra, em todas as suas variações para todas as situações, ele dispensa qualquer acanho por parte de quem fala e ainda acompanha varias situações de carinho, como, ”Porra! Eu te amo nêga!”, ou situações financeiras, como, ”Ô disgraça da porra!”. Agora é interessante como os soteropolitanos não tem medo da ”desgraça” (palavra), como nós brasilienses somos condicionados a ter, assim como o porra, a desgraça, aqui sempre pronunciada ”disgraça” ou algumas vezes escrita: disgrassa, é usada em todo tipo de situação, como, ”Disgraça de calor da porra”, ”O negócio dele é fazer disgraça da vida dos outros”, ”Hoje eu to com uma disgraça  de dor de cabeça da porra”, e por ai vai…

O estranho nisso, é que em Salvador, falar que se odeia algo, como, ”odeio acordar cedo”, é dito como errado e agressivo, o significado do ódio aqui é tão forte como a desgraça para nós.

Uma vez, me despedindo de uma mulher que eu ficara, eu falei: ”te adoro viu?”, ela fez uma cara de quem não estava entendendo aquela situação e disse: ”Venha ca, você não acha que ta exagerando não?”, eu quase me sentindo ofendido com a reação dela disse: ”Perai meu, eu não disse que te amo, eu disse que te adoro, que tenho admiração por você, eu não sabia que aqui as pessoas passam quase 2 semanas ficando com a mesma pessoa e nem admiração sentem…”, ela mudando sua feição e entendendo que aquilo era somente um choque de culturas, explicou: ”Ô meu lindo, desculpa, to vendo que o significado da adoração aqui é diferente do seu, aqui quando se diz que adora alguém, é a mesma coisa de quase amá-la, de idolatrar a pessoa, como se ela fosse uma das coisas mais importantes da sua vida…”, e só assim eu fui entender, que em salvador, a desgraça é leve, a porra é palavrinha o ódio é sincero e pesado, e a adoração é eterna e profunda.

Agora, alguém sabe o que é ou o que faz um Bostético?

4 Respostas to “Palavrinhas e palavrões”

  1. Larissa said

    ri muito com esse post ó.
    não é que é assim mesmo?
    legal poder observar de um outro modo nosso vocabulário “baianês”.

  2. natalya queiroz de melo said

    ola adorei ter entrado nesse site valeu obrigado beijaoaaaaaaaaaaaa

  3. Yasmin said

    Oii eu sou soteropolitana e gostei do seu post … respondendo sua perguntaa Bostetico ée a pessoa q n tem bosta no c* p cagar e se achaa entende sakas ? Vlw beijaao

  4. sérgio said

    Sendo um pouco mais claro, BOSTÉTICO, É AQUELA PESSOA QUE SE ACHA IMPORTANTE, MITIDA, QUE SE SENTE SUPERIOR EM ALGUMA SITUAÇÃO OU PESSOA, onde ela é COMPARADA COM UMA BOSTA ….

    Essa expressão ficou muito conheçida por um Radialista daqui de Salvador, chamado Raimundo Varela. Nos programas que ele tem tanto na rádio quanto na televisão, acredito eu que foi o primeiro a pronunciar essa expressão…

    então posso citar um exemplo pratico onde eu poderia usar….
    José Serra é um elitista bostético….

Deixe um comentário

